O mês de abril marca o início das principais ligas nacionais no Brasil, como a Série A e B, mas também do campeonato brasileiro sub-20. O torneio já está rumando para sua 3ª rodada e hoje haverá o encontro entre Corinthians e Internacional às 16h, no Fazendinha, no Parque São Jorge. Nas duas rodadas anteriores, ambas as equipes perderam os seus jogos, ocupando atualmente a 18ª e lanterna da tabela, respectivamente. No entanto, é preciso contextualizar esse jogo.
Em janeiro, ocorre anualmente a tradicional Copa Juniores de SP, torneio esse extremamente valorizado dentro do cenário da categoria sub-20. Pois bem, o Corinthians venceu a atual edição, derrotando o forte grupo do Cruzeiro por 1-0. Já o Internacional foi decepcionante, passando em 2º apenas de seu grupo, e sendo sumariamente eliminado pelo Fortaleza na 1ª chave do mata-mata, num 4-0 que saiu até barato. Institucionalmente, a equipe gaúcha prioriza o campeonato gaúcho e o brasileiro no seu calendário, usando elencos mistos com categorias abaixo do sub-20 na Copinha. No entanto, os resultados em 2023 mostram que o Colorado não vem tendo sucesso nas competições da categoria, sendo eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Gaúcho pelo Juventude e na mesma fase no Brasileiro, pelo Santos (5-0 agregado nos 2 jogos aos paulistas). O começo com duas derrotas da principal competição da temporada apenas se soma a uma sucessão de resultados inconsistentes da equipe nos últimos anos.
O Corinthians, por outro lado, vive oscilações nesse sentido, sendo eliminado na 3ª fase do Paulista 2023, mas chegando na semifinal do Brasileiro, além da citada vitória da Copa SP Juniores de 2024. O começo com duas derrotas, embora não seja encorajador, pode ser justificado por um começo de tabela bem complicado, justamente num período em que vários jogadores importantes foram convocados para figurar como relacionados pela equipe principal, pela falta de profundidade no elenco profissional do alvinegro paulista. Com o reforço de Kayke, Leo Mana e Felipe Longo voltando do elenco principal, oex-capitão e ídolo Danilo, técnico do Corinthians, terá enfim a disposição uma linha próxima daquelas vistas em janeiro.
Assim sendo, o Corinthians tem uma ótima oportunidade de começar efetivamente sua caminhada na competição, aproveitando-se da fraca safra do time gaúcho e do seu mando de campo, logo sendo uma recomendação em apostar na ML dos mandantes.