Conforme comentamos semanas atrás, o draft da NFL é recheado de incertezas e especulação, com muitas delas pairando até agora, horas antes do evento. Iminentes trocas que podem acontecer a qualquer momento hoje – inclusive durante uma escolha – podem mudar radicalmente o desenho projetado para o desenvolvimento do processo. Também como comentamos, muitas coisas acabam ficando mais concretas com o passar do tempo – na época de nossa postagem, a cotação para 2ª escolha geral estava ofertando odds superiores a 2,00 para Jayden Daniels e Drake Maye. A expectativa de todos é que Daniels seja a opção dos Commanders, com sua cotação hoje beirando a 1,10. Maye também deve ser a 3ª escolha, e sua odd atual para tal naturalmente é baixa. Ainda assim, as picks que vêm logo após podem apresentar boas oportunidades. Portanto, vamos analisar as perspectivas atuais do top 10 e avaliar as opções disponíveis, considerando as cotações de momento da 365. Por fim, farei um simulado do draft, a fim de testar se nossa avaliação seria lucrativa. Vamos lá!
Bem, as primeiras três escolhas parecem bem claras nessa altura: Caleb Williams, Jayden Daniels e Drake Maye, em ordem. Passaremos direto para a 4ª.
4ª Escolha: Arizona Cardinals
Aqui, temos 2 opções viáveis, aparentemente. Existe um consenso hoje de que Marvin Harrison Jr é a escolha dos Cardinals (odd 1,25). No entanto, a equipe pode ter interesse em aceitar uma troca por algum time querendo subir por QB, sendo JJ McCarthy a escolha mais certa, nesse cenário (odd 6,50). É uma boa janela para apostar fichas, mas acredito que MHJr é um talento muito excepcional, assim como McCarthy não o seja, a ponto de alguma equipe oferecer o valor desejado pela equipe de Arizona.
5ª Escolha: San Diego Chargers
Aqui temos diversas opções. Os Chargers estão com General Manager e Head Coach novos, então é um pouco especulativo tentar adivinhar o que fariam. Além disso, o time já deixou claro que está aberto a trade downs, o que pode trazer para esse spot alguma opção surpreendente.
De qualquer forma, vemos as seguintes opções: Marvin Harrison, caso Arizona faça um trade down e saia um QB na escolha anterior (odd 5), JC Latham, Tackle de Alabama que, afirmam alguns insiders, é muito melhor cotado por Los Angeles do que se imaginava anteriormente (odd 3,50). Ainda valem destacar opções como Malik Nabers e Joe Alt, ambos a 4,50. Nabers é provavelmente o próximo WR no board dos times após Harrison, e é uma need tremenda dos Chargers. Alt era considerado em regra como o melhor prospecto de Tackle da classe, também sendo uma pick natural pelo talento e necessidade, mas a ascensão de Latham nas projeções mais recentes acende um sinal de alerta, já que Latham joga na direita da linha, ao passo que Alt joga na esquerda (com o time já possuindo o bom Rashawn Slater). Na nossa perspectiva, os Chargers provavelmente draftarão Nabers ou Harrison, o melhor disponível, pelo valor posicional, ou farão um trade down e buscarão Latham mais tarde, o que traz valor em JJ McCarthy aqui (4,50).
6ª Escolha: NY Giants
Os Giants possuem algumas opções aqui, mas vejo como prioridade máxima da equipe adquirir um WR. Imagino que o valor de talento seja excessivamente alto para a equipe topar um trade down. Além disso, as equipes projetadas em sua sequência não teriam interesse em trade up, o que pode tirar NY duma zona confortável de regresso e tirar deles uma das opções 1ª linha que desejam. Vamos considerar que, nessa altura do draft, Marvin Harrison Jr. já não esteja no board. Aqui, as 2 top opções seriam Malik Nabers (2,60) e Romeo Odunze (3,50). Dificilmente sairá de um desses, com a escolha pendente de Nabers estar disponível ou não nessa escolha. Diria que é até uma opção viável apostar em ambos, já que, saindo um deles, resultaria em lucro na operação (mas o risco de não ser um deles existe, e deve ser considerado).
7ª Escolha: Tennessee Titans
Vejo os Titans dificilmente não optando por algum jogador de linha ofensiva aqui, considerando a enorme necessidade da equipe por um LT. É uma percepção global, com Joe Alt liderando o mercado com uma incrível odd baixa de apenas 1,66 para uma 7ª. É a aposta mais sensata, mas o risco por ser de uma escolha avançada é relativamente alto demais para uma odd tão baixa, não sendo recomendado apostar nisso aqui. Vale mais tentar adivinhar uma trade por QB (odd 11 em McCarthy) ou Dallas Turner (odd 34). Aqui, com odds elevadas assim, compensa mais uma aposta com stake bem reduzida ou nem apostar.
8ª Escolha: Atlanta Falcons
Os Falcons acabaram de assinar com Kirk Cousins e possuem um ótimo ataque a disposição, com várias peças fortes no ataque e uma linha ofensiva de alto nível. É muito improvável que a equipe de Georgia não busque a melhor opção imediata de melhoria, o que provavelmente seria uma escolha defensiva. A need mais óbvia é pass rusher, com excelente opções em Dallas Turner e Laiatu Latu, ambos na mesma cotação de 3,25. Aqui é um cenário parecido com o descrito nos Giants entre os Wide Receivers. Talvez a melhor opção seja apostar em ambos, já que parece um destino muito provável. O risco fica num curto trade down com Denver ou Vikings em busca de QB, com um descenso que dificilmente não manteria uma das duas opções disponíveis no board. Para quem quiser arriscar nesse cenário, McCarthy está a odd 17.
9ª Escolha: Chicago Bears
Chicago tem uma gama muito grande de opções aqui. É relativamente comum times que draftam QBs cedo buscarem armas para eles. Chicago já tem 2 ótimos WRs, mas Allen chegou recentemente por troca e está no seu último ciclo na carreira. Caso Romeo Odunze esteja disponível, pode ser uma oportunidade imperdível (odd 4). A escolha mais provável, todavia, deve ser Byron Murphy, de Texas. O diminuto DT dos Longhorns é um raro talento explosivo vindo pelo interior da linha defensiva, sendo um fit fantástico na defesa de Matt Eberflus.
10ª Escolha: NY Jets
Os Jets foram um time que passou vontade ano passado, com uma equipe que tinha claramente muito talento e foi desperdiçado na mão de péssimos QBs, após Rodgers se lesionar no 1º minuto de temporada. Embora um senso comum aponte para um reforço em armas ofensivas, talvez o reforço mais necessário seja na linha ofensiva. A opção mais cotada é Brock Bowers, ótimo TE de Georgia (2,50), mas acredito que seja uma odd bem abaixo do que o justo. Rodgers historicamente gosta muito mais de espalhar passes pela sideline, não sendo exatamente marcado como um QB que busque os seus Tight Ends com frequência. Faria mais sentido aqui um WR, mas vejo apenas Romeo Odunze nessa altura como uma escolha que justifique o valor de uma 10ª escolha na posição, caso sobre (odd 9). Vejo uma maior probabilidade em sair aqui um Left Tackle mesmo, ficando uma boa disputa entre Troy Fautanu de Washington e Olumuyiwa Faushanu de Penn State, com odds 9 e 10, respectivamente, odds que consideramos extremamente acima do que deveriam ser, haja a vista uma probabilidade muito maior de ocorrência do que o ofertado.
Enfim, essa foi uma visão geral do que extrair das odds desse top 10. Podemos estar completamente errado em vários desses pontos, mas historicamente os top10 de draft costumam ser previsíveis ao menos no universo dos jogadores que saem.
Por fim, faremos um mock draft aqui do top 10 com as odds com uma unidade “1” para vermos o resultado e um com as 32 escolhas, por que não?
1st : Caleb Williams – 1,01
2nd: Jayden Daniels – 1,10
3rd: Drake Maye – 1,35
4th: Marvin Harrison – 1,25
5th: Malik Nabers – 4,50
6th: Romeo Odunze – 3,50
7th: Joe Alt – 1,66
8th: Dallas Turner – 3,25
9th: Byron Murphy – 2,50
10th: Troy Fautanu – 9
Por fim, o mock completo: