Análises NFL – Divisional Round

Com o término de uma rodada de Wild Cards com poucos jogos efetivamente disputados, ficamos com as seguintes definições para o Divisional Round:

AFC

Houston Texans @ Baltimore Ravens

Kansas City Chiefs @ Buffalo Bills

NFC

Green Bay Packers @ San Francisco 49ers

Tampa Bay Buccaneers @ Detroit Lions

Bem, vamos à rodada!

Sábado, 20 de janeiro

Houston Texans (10-7) @ Baltimore Ravens (13-4)

Que estreia absurda de CJ Stroud em pós-temporada. O óbvio calouro do ano enfrentou o que, pra muitos, era a melhor defesa da NFL e simplesmente não tomou conhecimento, despachando 3 TDs e um rating quase perfeito como passer. Não apenas a performance estatística, mas a dificuldade e precisão dos passes tentados são simplesmente assustadoras vindas do braço de um quarterback de 22 anos. Todavia, agora o buraco é mais embaixo. Stroud e cia. enfrentam agora o adversário lá da estreia da temporada, jogo no qual os Ravens venceram com muita facilidade. A equipe de Baltimore terminou com a melhor campanha da AFC e tem ao seu lado o provável MVP da temporada em Lamar Jackson. Além disso, sua defesa esse ano foi avassaladora, sendo a que menos cedeu pontos e a 5ª que menos cedeu jardas. É um time com a feição de campeão de conferência. Todavia, é também um time que precisa se provar no grande palco. Lamar Jackson tem um histórico frustrante em pós-temporada. Mas, ao menos, esse ano foi o que o craque de Louisville mais pareceu ter controle e maturidade em campo, o que deve dificultar muito as chances do time ser derrotado aqui. Houston vai a campo acreditando na magia de Stroud e confiante na capacidade de sua ótima (e subestimada) defesa. A tendência aqui é de um grande jogo. Embora os Texans ganharem seja algo racionalmente possível, o favoritismo de Baltimore merece ser contundente.

Odds Grag Apostador: 3,12 x 1,47

Odds Bet365: 4,25 x 1,23

Green Bay Packers (9-8) @ San Francisco 49ers (12-5)

O Green Bay Packers “chocou” o mundo da NFL ao massacrar Dallas em pleno Texas. Ênfase nas aspas porque Dallas Cowboys vive uma mística absurda de seca em pós-temporada desde os tempos gloriosos de Troy Aikman, Emmith Smith e Michael Irvin, nos anos 80 e 90. Ainda assim, isso não diminui em nada a fantástica atuação do time de Wisconsin. Com uma atuação irretocável de Jordan Love e seus recebedores, assim como uma ótima atuação de Aaron Jones (que sempre joga muito contra Dallas), os Packers já deixam uma ótima impressão para sua torcida de que o futuro pode ser promissor. Mas devemos ser realistas aqui: os 49ers são uma equipe ostensivamente superior aos Packers em todos os aspectos do jogo. Além disso, tal como Dallas é um freguesaço de Green Bay, Green Bay não consegue vencer os 49ers. Ainda na era Aaron Rodgers, foram algumas derrotas melancólicas no caminho. Enfim, jogo com a maior disparidade da rodada. Pegar o 7º seed certamente foi um presente inesperado do destino aos líderes de conferência. Amplo favoritismo.

Odds Grag Apostador: 4,54 x 1,28

Odds Bet365: 4,75 x 1,20

Domingo, 21 de janeiro

Tampa Bay Buccaneers (9-8) @ Detroit Lions ( 12-5)

Tampa Bay aproveitou muito bem a oportunidade do acaso de cruzar contra um Eagles em franca decadência e venceu com um placar chamativo de 9-32 os atuais vice-campeões da NFL. Com uma grande atuação defensiva e um Baker Mayfield afiado, os Buccs mostraram um futebol americano esperançoso ao torcedor. O jogo em Detroit agora será interessantíssimo. Certamente a história mais simpática dos times restantes, os Lions voltaram a vencer uma partida de pós-temporada desde 1992, encerrando a maior seca dos esportes americanos nessa questão. Foi a primeira vez também que a equipe consegue sediar dois jogos seguidos de pós-temporada, conquistas que refletem o fracassado e trágico histórico da equipe ao longo da história. Com uma atuação de muita qualidade contra os Rams, os Lions parecem terem encontrado novamente o seu bom futebol americano nas últimas semanas e vem com muita confiança para continuarem sua jornada de Cinderela rumo às finais de conferência. Qualquer que seja o vencedor aqui, está ao menos garantido que teremos um azarão divertido para torcer na final da NFC. De qualquer forma, os Lions têm um bom favoritismo aqui.

Odds Grag Apostador: 2,85 x 1,53

Odds Bet365: 3,20 x 1,37

Kansas City Chiefs (11-6) @ Buffalo Bills (11-6)

Para encerrar os jogos do Divisional Round, um dos clássicos modernos da AFC. Dessa vez, com Buffalo tendo a vantagem de jogar em casa (o que é sempre precioso em janeiro, considerando o clima – embora Kansas esteja acostumado com o frio intenso nessa época também). Os times se encontraram no Missouri durante a regular season, com uma vitória apertada fora de casa dos Bills por 20-17. No entanto, o imaginário do torcedor sempre se relembra do épico 42-36 nos POs de 2022, certamente um dos jogos mais incríveis da história da NFL, em que Mahomes e Allen jogaram num nível surreal. Bem, em pós-temporada tudo é possível, mas a realidade que chegam a campo duas versões aquéns daquelas de 2022, então é uma expectativa fundada em puro otimismo acreditar que veremos algo semelhante. Ainda assim, é um matchup entre dois QBs extremamente talentosos, capazes de fazer jogadas impossíveis, com duas ótimas defesas. Jogo equilibrado, mas com os Bills com um leve favoritismo pela ótima sequência recente e jogando em casa.

Odds Grag Apostador: 2,38 x 1,72

Odds Bet365: 2,25 x 1,66

Veja mais notícias