Análises NFL – Semana 16

Por Antoan Droppa

Com as rodadas finais chegando na NFL, a disputa por POs nas duas conferências se acirra, com pouquíssimas equipes em situações confortáveis. Uma vitória ou uma derrota são verdadeiros elevadores no nosso Power Ranking, e com vários confrontos diretos ainda por vir, a reta de chegada da temporada regular já tem verdadeiros ares de Pós-Temporada antecipada! O Power Ranking dessa semana 16 ficou assim, em nossa análise:

Análises NFL - Semana 16

Bem, vamos aos jogos dessa semana!

Quinta-feira, 21 de dezembro

Saints @ Rams

Quem acompanha nossas análises deve ter percebido que não somos muito fãs do futebol americano apresentado pelos Saints. A bem verdade, o time da Louisiana faz por merecer esse sentimento. Com um jogo baseado em segurar na defesa e ver o que arranja no ataque, a sensação de ver o time é o equivalente a dirigir um Maserati num via de velocidade reduzida. Ótimas armas nas mãos de um time com um coaching staff limitado e um QB decepcionante. Ainda assim, é uma equipe com diversos jogadores qualificados, com o próprio Carr tendo seus bons dias esporadicamente, jogando ainda numa divisão fraca. Isso faz com que a equipe ostente um 7-7 e viva na briga pelos POs. O confronto é contra um Rams também 7-7, mas que, diferentemente dos rivais do Mardi Gras, vem de uma crescente aguda na temporada, com uma explosão produtiva em seu ataque. Embora ambos venham de vitória na week 15, os mandantes transmitem uma capacidade global de jogar futebol americano muito maior, refletida a diferença sobretudo na capacidade de seu QB Matthew Stafford e de seu ótimo coaching staff capitaneada pelo infame prodígio Sean McVay. Apesar do equilíbrio de record e alto valor pra fins de classificação, vejo os Rams com um favoritismo significativo aqui.

Odds Grag Apostador: 3,03 x 1,49

Odds 365: 2,75 x 1,47

Sábado, 23 de dezembro

Bengals @ Steelers

Pelo segundo sábado seguido, os Bengals abrirão a rodada do fim de semana. Após uma vitória incrível numa virada improvável na prorrogação, o time de Ohio viaja ao leste para enfrentar os vizinhos e rivais Pittsburgh Steelers. Jake Browning vem sendo uma das gratas surpresas da temporada, com o ex-Husky entregando atuações produtivas, alternando segurança com momentos em que fica óbvio a sua falta de força no braço. No entanto, com um grupo rico em opções ofensivas, vem conseguindo superar essas limitações, usando muito bem as qualidades de seu grupo de receivers. Ja’marr Chase machucou o ombro, todavia, e deve desfalcar a equipe por algum tempo. Ainda assim, devem entrar como favoritos contra um decadente Pittsburgh Steelers. O time da Pennsylvania sofreu sua 3ª derrota seguida, após um começo de jogo excelente com 13pts, que acabaram sendo os únicos no resto da derrota de 13×30 sofrida para Indianapolis. Sem Pickett, o time se viu limitado com Mitch Trubisky, e tentará desesperadamente dar sequência com Mason Rudolph, cujas atuações como QB em outras oportunidades deixaram muito a desejar. Ainda assim, se jogar na média do que já apresentou, deve ser um upgrade. Mas, um upgrade tímido demais para mudar a perspectiva global do time. Num jogo com ares de vida ou morte, mesmo jogando fora de casa e enfrentando os Steelers sem Burrow e Chase, Cincinnati deve figurar com um leve favoritismo de abertura.

Odds Grag Apostador: 1,81 x 2,22

Odds 365: 1,74 x 2,15

Bills @ Chargers

Não acho que devamos nos prolongar aqui. Os Bills vêm de grande recuperação técnica e de resultados na temporada, com uma sonora vitória contra Dallas em seu último jogo. Está empatado com vários times na briga pelos POs, mas os tiebreakers mantêm a equipe de NY fora do picture. Felizmente, o jogo agora é um passe livre. Os Chargers demitiram o general manager Tom Telesco e o head coach Brandon Staley após a vexatória derrota de 63×21 sofrida na quinta-feira passada. Sem comando, sem Herbert e sem qualquer clima, os Chargers só cumprem tabela e devem apresentar um desafio nulo aos rivais, mesmo jogando como mandante. Bills com um favoritismo tão enorme que arrisca perder, já que o time é alérgico a isso!

Odds Grag Apostador: 1,11 X 10,0

Odds 365: 1,13 x 6,25

Domingo, 24 de dezembro

Colts @ Falcons

Se os Colts no jogo passado afastaram um de seus grandes demônios, que era a freguesia com os Steelers (literalmente, o pior histórico percentual da franquia na NFL, com campanha histórica 7-21 – 0,250), agora enfrentarão o outro lado da chave, o seu maior freguês histórico (15-2, incríveis 0,882). O momento do encontro não poderia ser melhor: o time vem de uma das suas melhores atuações na temporada, e os Falcons passaram o vexame de perderem para os Panthers, numa derrota com a feição de uma derrota cliché contra times fracos: uma atuação errática e extremamente ineficiente do ataque (representados pelo placar pífio de 7×9). Com mais uma partida péssima de Desmond Ridder, a sua posição como starter para a partida não foi garantida. Pelo contrário, acabaram de anunciar Taylor Heinicke como titular para o confronto. A uma derrota de acabar sua temporada, os Falcons precisam de uma atuação forte para vencerem os consistentes Colts, que, sem muito alarde, posicionam-se dentro da zona dos POs, entregando atuações eficientes de um ataque top 10 em pontos por jogo e de uma defesa que agora é a com mais sacks da história da franquia em uma temporada, 46, e é a terceira com mais takeaways na liga. Colts com um favoritismo decente aqui.

Odds Grag Apostador: 1,66 x 2,5

Odds 365: 1,95 x 1,86

Packers @ Panthers

É até estranho falar isso, mas os Panthers venceram. No entanto, foi uma dessas vitórias que significam mais aspectos negativos do perdedor do que de um jogo elogiável dos vencedores. Não muda o panorama de que o time da Charlotte é ainda o pior time da NFL esse ano. Ainda assim, embora sejam naturalmente zebras contra qualquer adversário, existe uma chance crível de vencerem uma 3ª partida contra os Packers. Com uma chance de ouro de se aprofundarem na zona dos POs, os Cheesehead perderam em casa um jogo crucial para os Buccaneers, numa partida em que não conseguiram ameaçar um fraco visitante no placar. De positivo, Jordan Love entregou bons números, mas a defesa foi dissecada por Baker Mayfield e companhia. Ainda assim, é difícil imaginar os Packers perdendo aqui, mas não impossível, considerando as duas últimas performances. Ainda assim, devem figurar com um favoritismo decente.

Odds Grag Apostador: 1,53 x 2,85

Odds 365: 1,44 x 2,85

Browns @ Texans

Grande jogo aqui dentro da AFC. Browns e Texans conseguiram vitórias incríveis e improváveis no último domingo. Os Browns tiveram muitas dificuldades contra um perigoso Bears, mas viraram no último quarto. Já os Texans tiveram um jogo complicado pela enorme lista de desfalques, capitaneada por CJ Stroud, conquistando a vitória com um FG da vitória na OT. Com a expectativa de Stroud e Collins voltando, os Texans continuam na expectativa de brigar até o fim pelos POs. Os Browns estão com uma vitória acima do bloco, então vencer mantém a equipe com uma gordura valiosa nesse fechamento de temporada. Vejo como um jogo 50/50 nas situações normais, 65/35 se Stroud não jogar. Consideraremos o cenário 50/50 aqui.

Odds Grag Apostador: 2,00 x 2,00

Odds 365: 1,71 x 2,20

Lions @ Vikings

Os Lions estão numa situação meio de limbo. Virtualmente já classificados, podendo brigar pelo 2º seed, com uma baixíssima chance de 1ª seed e uma chance remota de ficarem abaixo do 4º seed, o time se encontra numa posição confortável. Enquanto isso, o rival Vikings ocupa atualmente o 6º lugar (que cruzaria, curiosamente, contra os próprios Lions nesse momento), com campanha 7-7, junto com outras quatro equipes. Os Vikings tiveram um acréscimo de atuação com Mullins em campo. Já os Lions, depois de alguns jogos fracos seguidos, fizeram grande atuação contra os Broncos, com destaque a Jared Goff, com 5 TDs, sendo Sam LaPorta o recebedor de 3 desses. Se os times jogarem dentro das capacidades normais, os Lions devem figurar com um favoritismo decente.

Odds Grag Apostador: 1,58 x 2,70

Odds 365: 1,58 X 2,45

Commanders @ Jets

Jogo de dois times que vêm de derrotas bem contundentes. Os Commanders até não ficaram feio no placar final contra os Rams, mas foram 2 TDs buscados no famoso “garbage time”, lançados inclusive pelo reserva Jacoby Brissett. Já os Jets, após grande vitória contra os Texans, voltou à realidade contra os Dolphins. Jogo difícil de prever com alguma previsibilidade, já que ambos são especialmente inconstantes. Ainda assim, os Jets têm uma defesa de elite, e é disparado o setor mais potente nesse jogo. Isso somado ao mando dá algum favoritismo aos Jets.

Odds Grag Apostador: 2,22 x 1,81

Odds 365: 2,40 X 1,60

Seahawks @ Titans

Os Seahawks conseguiram uma gigante vitória no último MNF. De virada, venceram os Eagles em casa, mesmo não contando com Geno Smith. Já os Titans perderam um jogo na mão contra os Texans, oficialmente eliminados. A expectativa é que Geno estará disponível para essa partida e, embora não estejam na zona dos POs, com 3 jogos acessíveis para encerrar, o time volta a vislumbrar realisticamente a vaga na pós-temporada. Com Ken Walker recebendo enfim um workload condizente, o ataque ganhou vida. Quanto aos Titans, Will Levis sofreu entorse em seu tornozelo e deve desfalcar a equipe. Embora Tannehill seja teoricamente superior, o clima interno no time é de total apatia. Tannehill inclusive solicitou ser dispensado, pedido não atendido pelo time de Nashville. Seattle tem uma chance bem grande aqui de conseguir uma valiosa fora de casa, e deve abrir com um bom favoritismo.

Odds Grag Apostador: 1,56 x 2,77

Odds 365: 1,66 X 2,25

Jaguars @ Buccaneers

Jogo interessantíssimo! Os Jaguars estavam numa posição confortável na tabela, e agora estão no olho do furacão. Com 3 derrotas seguidas, o que parecia um título seguro de divisão e uma vaga encaminhada aos POs ficou sob risco, com Texans e Colts igualando a campanha, ficando a frente desses apenas por desempates. Além disso, Texans e Bills estão fora dos POs com a mesma campanha dos Jaguars, o que significa que uma derrota aqui pode tirar a equipe da faixa de classificação. E o matchup é complicado. Tampa vem de 3 vitórias seguidas, e Baker Mayfield vem de seu melhor jogo como um Buccaneer. Para piorar, Trevor Lawrence se auto-denunciou com sintomas tardios de concussão, com uma grande probabilidade de ficar fora desse jogo chave. Os Buccs são um time muito forte em casa, estão em grande momento, e com a perspectiva de enfrentarem CJ Beathard, o cenário que era para ser um jogo 50/50 desequilibrou para um cenário de grande favoritismo do mandante.

Odds Grag Apostador: 3,22 x 1,45

Odds 365: 1,90 X 1,90

Cardinals @ Bears

Jogo de dois times sem ambições mais. Talvez o que soe como algo negativo possa ser, na verdade, uma receita para um jogo movimentado. Os Cardinals tiveram bons momentos na temporada, mesmo acumulando derrotas, mas eventualmente sucumbiram para um nível baixo, conforme a má situação foi ficando definitiva. Já os Bears tiveram uma melhora muito tardia. O time está competitivo, com uma defesa eficiente e um ataque perigoso, mas já não tem mais chances de conseguirem algo (vendo em retrospecto, por culpa de duas derrotas absurdas que entregaram para Lions e Browns). Considero um jogo com boas perspectivas de pontuação, com Bears bem favoritos.

Odds Grag Apostador: 3,12 x 1,47

Odds 365: 2,80 x 1,45

Cowboys @ Dolphins

Grande jogo. Os Cowboys encerraram sua sequência de vitórias seguidas com uma melancólica derrota contra os Bills. Continuando sua jornada contra a AFC East, o adversário da vez é o Dolphins. É um jogo interessante que traz a campo dois times que possuem uma característica marcante em comum: o sucesso cai vertiginosamente contra times do primeiro escalão. Os Cowboys até ameaçaram uma resposta, vencendo os Eagles, mas a derrota contra os Bills já trouxe novamente o fantasma. Jogo difícil de prever considerando as características das equipes. Acredito que Cowboys é um time mais equilibrado, mas confio mais no fator casa e na diversidade ofensiva dos Dolphins aqui. Ainda assim, um favoritismo mínimo só.

Odds Grag Apostador: 2,08 x 1,92

Odds 365: 2,05 x 1,80

Patriots @ Broncos

O que costumava ser um grande clássico da AFC agora é um jogo que une o inútil ao agradável. Aos Patriots, perder é a melhor coisa possível. Aos Broncos, é vencer ou vencer. Acredito que não será hoje que seremos surpreendidos. Broncos devem vencer tranquilamente aqui, ainda mais jogando no Mile High.

Odds Grag Apostador: 4,00 x 1,33

Odds 365: 3,40 x 1,33

Segunda-feira, 25 de dezembro

Raiders @ Chiefs

Jogo em regra que deveria ser tranquilo aos Chiefs, mas nada está sendo tranquilo aos atuais campeões. Venceram, de fato, o último jogo, mas era uma daquelas partidas imperdíveis, e ainda assim não foi a vitória mais fácil. Existe um mundo em que os Raiders vencem essa partida. Já venceram em situação parecida ano passado, por que não? Não conto com isso, mas o risco é latente. Chiefs com um favoritismo evidente aqui, mas provavelmente bem menor do que deveria.

Odds Grag Apostador: 2,50 x 1,66

Odds 365: 4,75 x 1,20

Giants @ Eagles

Grande clássico da NFC com (surpresa!) novamente os Giants em primetime. Pelo menos, com 3 derrotas seguidas, os Eagles dão algumas chances desse jogo ter alguma disputa efetiva. Os Giants tiveram uma boa melhora na temporada e até puderam sonhar em brigar por uma vaga nos POs, mas a derrota contra os Saints colocou ponto final nisso. Já os Eagles, embora já classificados, ainda podem almejar o título da NFC East, o que daria a vantagem de mando de campo ao menos nos wildcards. O 1º lugar da NFC ainda é possível, mas muito improvável. Enfim, os Eagles, apesar dos apesares, são muito mais time e é uma oportunidade excelente para voltarem a vencer e melhorar o clima. No entanto, uma derrota aqui pode ter um efeito colateral no emocional. Aos Giants, fica o sentimento de atrapalhar a vida do rival, que é um motivo tão nobre válido quanto o de disputar Playoffs, na opinião desse redator.

Odds Grag Apostador: 3,44 x 1,40

Odds 365: 6,00 x 1,14

Ravens @ 49ers

O grande jogo da rodada vem para encerrar a rodada de natal. Nada mais, nada menos do que os dois líderes de conferência se enfrentando. Para fins práticos, ser a melhor campanha geral da NFL é um título simbólico, sem algum valor efetivo para os Playoffs (na NBA, por exemplo, confere a vantagem do jogo a mais em casa numa série final). Ainda assim, os times se vêm pressionados pelos rivais de conferência pelo desejado spot de 1º seed, que garante vantagem de mando em todos os níveis da pós-temporada, com exceção, obviamente, do Superbowl, que é definido com anos de antecedência. Enfim, aqui é um jogo de duas defesas extremamente potentes. Os Niners têm um ataque superior em opções, mas, embora favorito ao MVP, Purdy não é um jogador do nível de Lamar Jackson, que, apesar de sua produção não transparecer, está jogando em um nível semelhante ao ano em que foi eleito o jogador mais valioso da NFL. Isso dito, Niners são um time levemente melhor, jogando em casa, o que consigna a eles um favoritismo de abertura.

Odds Grag Apostador: 2,38 x 1,72

Odds 365: 2,95 x 1,41

Antoan Droppa é analista de apostas da Grag Apostador. É um voraz consumidor de futebol americano, tanto de NFL, College e fantasy há quase duas décadas.

Veja mais notícias