Nós ficamos ausentes nas análises das semanas 17 e 18 por motivos de férias, mas o término da temporada regular não significa o fim de nossas postagens. Decididas as campanhas, teremos os seguintes confrontos:
AFC
Cleveland Browns @ Houston Texans
Miami Dolphins @ Kansas City Chiefs
Pittsburgh Steelers @ Buffalo Bills
Bye: Baltimore Ravens
NFC
Green Bay Packers @ Dallas Cowboys
Los Angeles Rams @ Detroit Lions
Philadelphia Eagles @ Tampa Bay Buccaneers
Bye: San Francisco 49ers
Antes de avaliarmos jogo a jogo, fica aqui nosso power ranking final da temporada regular.
Bem, vamos à rodada!
Sábado, 13 de janeiro
Cleveland Browns (11-6) @ Houston Texans (10-7)
O jogo de abertura dos Playoffs já começa com um grande confronto. Texans e Browns tiveram uma história muito interligada nos últimos anos, sobretudo com a massiva troca envolvendo Deshaun Watson. Infelizmente, o infame QB de Cleveland está na IR. No seu lugar, o veterano Joe Flacco, que fez uma excelente reaparição na NFL nessa curta passagem pelos Browns. Cleveland chega certamente como o visitante mais indigesto da AFC, sendo um adversário agressivo com sua defesa dominante e ataque versátil. Já os Texans fecharam em grande estilo a temporada, conseguindo um inesperado título de divisão roubado apenas na última rodada. CJ Stroud venceu um grande jogo de vida ou morte contra Indianapolis e classificou o seu time para os POs, consolidando uma temporada fantástica, que contrariou em muito as baixas expectativas que depositavam nos Texans. Num jogo que deve contar com o CoY, ORoY, DPoY e talvez DRoY da temporada, é bem crível que teremos um grande jogo. As equipes se enfrentaram na temporada regular, com vitória de Cleveland, mas há de se considerar que Houston jogou extremamente desfalcado, sem Stroud, o que sem dúvidas afetou em muito o valor disso como um prognóstico. Enfim, os Browns merecem um favoritismo leve para a partida, considerando o seu poderio defensivo.
Odds Grag Apostador: 1,81 x 2,22
Odds Bet365: 1,66 x 2,25
Miami Dolphins (11-6) @ Kansas City Chiefs (11-6)
Duas das equipes mais frustrantes de NFL vão a campo no Arrowhead. Os Phins, mais uma vez, seguem o script de serem um time com um começo quente, puro suco de entretenimento, e que eventualmente vão passando desconfiança, conforme se mostram incapazes de crescerem na ocasião necessária, com uma fraquíssima campanha 1-5 e um diferencial de pontuação de -91 em partidas contra os equipes que fizeram os Playoffs. O adversário da vez, inclusive, foi durante a regular season também, jogo no qual os Chiefs venceram por 21-14. O grande problema dos Dolphins é que são um time carregados por um potente ataque, mas um ataque que não aparece em jogos grandes e tem números inflados nos jogos mais fáceis. Inclusive, sendo isso um diagnóstico da temporada de Tua Tagovailoa. Assim como você é o que você come, um ataque de futebol americano é aquilo que o QB faz o time parecer.
Em contrapartida, embora o cenário seja muito favorável aos Chiefs, a equipe do Missouri vive uma temporada de baixo rendimento. Embora sua defesa tenha feito uma temporada muito boa, o ataque foi preocupante. Tanto Mahomes quanto Kelce tiveram temporadas bem aquém do que costumam fazer (ainda que, objetivamente, tenham sido boas campanhas). Isso é especialmente problemático num cenário de absoluta dependência na dupla para o time ter sucesso, já que o resto das opções ofensivas é de baixíssima qualidade (a equipe liderou, com folgas, em drops na temporada). Enfim, jogando em casa, tendo Mahomes, considerando as dificuldades dos Dolphins, os Chiefs possuem um bom favoritismo, mas é um jogo que provavelmente será bem menos divertido e movimentado do que um preview teórico apontaria. Prevejo um placar relativamente baixo para os padrões das equipes.
Odds Grag Apostador: 2,85 x 1,53
Odds Bet365: 2,70 x 1,48
Domingo, 14 de janeiro
Pittsburgh Steelers (10-7) @ Buffalo Bills (11-6)
O Pittsburgh Steelers vem de três vitórias seguidas, curiosamente nos três jogos em que colocou Mason Rudolph como titular como Quarterback. Dotado de uma defesa forte e um ataque instável, o time de Pennsylvania conseguiu mais recentemente estabilizar um bom fluxo no jogo terrestre, com a dupla Najee Harris e Jaylen Warren apresentando ótimas atuações no todo.
Já os Bills vêm de cinco vitórias seguidas, mas o time é uma verdadeira montanha-russa, mesmo com uma sequência longa de vitórias como a atual. Josh Allen alterna momentos em que nos lembra que é um dos melhores QBs da liga com ocasiões em que parece ser um calouro afobado. Isso se reflete no fato de ter sido o líder da NFL em TDs e turnovers. No mais, James Cook fez uma boa temporada, assim como a linha ofensiva, e a defesa dos Bills foi uma das melhores da liga, sobretudo pressionando os quarterbacks adversários.
É importante dizer, os Bills são mandantes e têm um time mais conciso. Merecem o favoritismo. No entanto, o time de New York diversas vezes traiu essa confiança depositada ao longo da temporada. Além disso, a previsão para o jogo é de neve. Embora os Bills estejam habituados a essa condição climática, naturalmente ela desfavorece o lado que teria vantagem no jogo aéreo, clamando por um jogo mais baseado nas trincheiras, sobretudo no jogo terrestre. O que é certo é que o confronto tem vários elementos que indicam uma disputa truncada, tensa e com uma definição provavelmente apenas no fim.
Odds Grag Apostador: 2,70 x 1,58
Odds Bet365: 5,00 x 1,18
Green Bay Packers (9-8) @ Dallas Cowboys (12-5)
O Green Bay Packers foi um time que teve uma boa crescente no fim da temporada, sobretudo numa sequência muito forte de fechamento de temporada de Jordan Love, que discretamente fez uma grande temporada estatística. Todavia, o time do Wisconsin chega já como um time que alcançou um sucesso muito maior do que o esperado, e dificilmente sustenta o jogo contra Dallas em Arlington. Dallas é o mandante mais implacável da NFL, mantendo uma média absurda de 37 pontos por jogo em seus domínios. Com uma grande temporada de Dak Prescott e Ceedee Lamb, assim como de vários jogadores da defesa, Dallas é um time que só faltou ser consistente contra adversários mais fortes, mantendo um record de 3-4 contra adversários que estão nos POs. Cowboys com um favoritismo bem decente aqui.
Odds Grag Apostador: 3,33 x 1,42
Odds Bet365: 3,90 x 1,27
LA Rams (10-7) @ Detroit Lions (12-5)
Um dos confrontos mais interessantes dessa rodada, marcando o reencontro de Goff e Stafford contra suas equipes originais. Os Lions fizeram um bom fechamento de temporada, recuperando alguma confiança que havia ficado em xeque após uma sequência de atuações ruins. A defesa voltou a aparecer bem, o jogo terrestre e o pass block voltaram a funcionar bem, e o time retomou a sua rotina produtiva. O grande BO foi a lesão que Sam LaPorta sofreu. Embora não tenha sido tão grave, provavelmente afastará o fantástico calouro de Iowa da pós-temporada, uma perda enorme, já que LaPorta instantaneamente virou o 2º principal alvo da equipe. Quanto aos Rams, o time cresceu na hora certa da temporada, conseguindo vários ótimos resultados recentes, sobretudo com a evolução de Stafford na temporada, a volta de Kyren Williams da Injury Reserve e as fantásticas atuações de seus WRs, sobretudo do agora recordista na história entre calouros Puka Nakua. Um grande jogo, completamente aberto. Os Lions merecem um favoritismo pela campanha e temporada melhores, e até por ser um time mais equilibrado, mas os Rams são um time que conhece o caminho do sucesso, ao contrário dos Lions, que há muito tempo não disputavam POs e venceram sua divisão pela primeira vez em mais de 30 anos.
Odds Grag Apostador: 2,32 x 1,75
Odds Bet365: 2,50 x 1,55
Segunda-feira, 15 de janeiro
Philadelphia Eagles (11-6) x Tampa Bay Buccaneers (9-8)
Finalizando a rodada de Wild Cards, Philadelphia viaja ao sul para enfrentar o Buccaneers no Raymond James. Em regra, era para os Eagles serem muito favoritos aqui, mas a sequência final dos atuais vice-campeões é péssima, com 5 derrotas nos últimos 6 jogos. Para piorar, AJ Brown e Jalen Hurts se machucaram na última rodada, com o principal WR da equipe da Pennsylvania com uma possível lesão gravíssima em seu joelho. Hurts teve uma lesão no dedo, que felizmente não apontou fratura, mas é bem certo que algum incômodo terá. Esses fatores somados dão uma abertura de chances a Tampa. Embora o fechamento de temporada tenha sido fraco, a temporada como um todo foi bem positiva, sobretudo com Baker Mayfield tendo career highs em jardas e TDs nesse ano. Ainda, jogar em casa é muito importante aqui, já que Philadelphia tem um dos estádios mais hostis da NFL. Enfim, vejo um leve favoritismo dos Eagles, mas é um jogo bem equilibrado.
Odds Grag Apostador: 1,81 x 2,22
Odds Bet365: 1,66 x 2,25